< Página Anterior

19 abr 2024

Aproveite melhor a época do Natal

Por Reinaldo Polito*

Aproveite a época do Natal para melhorar já o relacionamento com as pessoas mais próximas. Não adie. Amanhã nossa vida poderá se transformar inesperadamente com a mudança de emprego que nos leva para uma cidade distante, ou nos confina em projetos que por longo tempo nos retiram do convívio com a família. Sem contar que com o passar do tempo chegará o dia em que eles irão nos deixar, e aí serão apenas lembranças. E essas recordações serão o resultado da qualidade dos contatos que mantivermos agora.

Mas, vá de leve. Nada de fazer sermão ou cobrar mudanças de conduta. Aproxime-se apenas para conversar, se divertir, contar umas piadas e rir sem reservas.

Você conhece bem as pessoas da sua família e sabe quais são as características de cada uma. Uns são mais diretos e objetivos, outros preferem explicar os fatos com detalhes e pormenores, enfim, são pessoas diferentes e que possuem maneiras próprias de se relacionar. E aí é que está o segredo da boa comunicação com os familiares – falar com cada um de acordo com a personalidade e o jeito de ser deles.

Não espere para pensar nas pessoas da família apenas quando ficarem doentes, estiverem distantes ou morrerem. Não, aproxime-se delas agora e faça do bom relacionamento com elas a base da sua disposição para viver bem.

Dá trabalho, exige dedicação, mas os resultados são muito compensadores, pois, além de melhorar o relacionamento e tornar o ambiente mais agradável, é também um excelente exercício de comunicação que será útil em todas as circunstâncias da vida.

Falando em família, agora vou mexer numa caixa de marimbondos. Gostaria de discutir um pouco o relacionamento, ou melhor, a falta de relacionamento entre os “ex”, ex-marido ou ex-esposa.

Parece que estou ouvindo a reação de alguns: “Tudo, menos isso, Polito – vai me estragar o fim do ano. Até agora estava indo muito bem com a conversa de família. Até sogra dá para tolerar, mas ex-marido ou ex-esposa não tem acerto, pago para não ver o demônio na frente”.

Bem, se não tiver filho na parada até que não precisa mesmo se preocupar. Cada um pode viver sua vida sem se incomodar. Com filho a história muda bastante, pois a felicidade das crianças em certa medida é proporcional à qualidade do relacionamento dos pais. E o que tenho visto com freqüência são pais usando filhos como instrumento de vingança ou de chantagem contra o ex-marido ou a ex-esposa. Sim, porque como sabem que o pai ou a mãe gosta do filho, ficam enchendo a cabeça da criança com criticas infundadas ou não para que ela se volte contra o pai ou contra a mãe. Conseguem seu intento, deixam o “ex” magoado, mas nem sempre se dão conta do prejuízo causado na vida do filho.

Vá por mim. Se julgar que o relacionamento chegou a um ponto que tornou impossível qualquer tentativa de contato mais amistoso, pelo menos pense na felicidade dos filhos e os preserve de maiores sofrimentos. Não critique o “ex” na frente deles. Saia um pouco de si, deixe de se preocupar apenas com seus sentimentos e quando fizer qualquer comentário sobre o “ex” na presença das crianças que seja para elogiar. Você não perderá nada e os filhos ganharão muito com sua atitude.

E é lógico que ao ver as crianças mais tranqüilas e alegres você também se sentirá mais feliz, especialmente porque terá consciência de que foi responsável por esse bem-estar.

Se você for casado redobre os cuidados e dedique-se com mais empenho ainda para melhorar o relacionamento. É impressionante o número de alunas que,  num determinado exercício do nosso curso de expressão verbal em que precisam falar sobre o que menos gostam, revelam diante de colegas de classe, praticamente pessoas desconhecidas, que a situação que mais detestam é o fato de falar sobre os mais diferentes assuntos com o marido e perceberem depois de algum tempo que ele não estava prestando atenção nas suas palavras. Acorde, gente boa, ligue as antenas, preste mais atenção e ouça o que a patroa está falando. Você já viu que elas botam a boca no mundo.

Deixe um comentário

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA