< Página Anterior

03 jul 2018

Como quebrar a apatia do eleitor

Um dos seus grandes desafios será o de vencer a apatia dos eleitores. A reclamação é geral – horário político é uma chatice; não agüento mais
o blá-blá-blá desses políticos; vai ser duro atuar esse falatório mentiroso até outubro.
A situação do eleitor diante da comunicação dos políticos é mais ou menos essa – não vi e não gostei.
O pior de tudo é que a maioria não quer saber de nada mesmo e cada um se impõe uma resistência tão acentuada que qualquer mensagem política, seja de quem for, não tem nada a ver com ele. É essa apatia, esse desinteresse, esse descaso que você terá que enfrentar quando estiver falando nos comícios, no rádio ou televisão.
E sabe quando é que você vai ter que afastar esse desinteresse e conquistar a atenção de todos? É na introdução da fala.

De todos os recursos que você pode contar para fazer com que os ouvintes fiquem atentos e interessados na sua mensagem, cinco são os mais apropriados:

1 – Use uma frase que provoque impacto
Escolha com cuidado uma frase que pelo seu impacto pudesse servir até como manchete de um jornal sensacionalista.
Os ouvintes, sentindo a força dessa frase, irão deduzir que a mensagem toda deverá ser importante e passarão a acompanhar suas palavras com mais interesse.

2 – Use um fato bem humorado
Encontre uma informação nascida do próprio ambiente onde você está se apresentando e a transforme num fato bem humorado. Pela maneira leve e descontraída de iniciar você terá mais chances de conquistar a platéia. Observe que a sugestão é a de usar um fato bem humorado, a partir da circunstância do ambiente e não o uso de uma piada, que poderá não ter graça e comprometer ainda mais a sua exposição.

3 – Conte uma história
Aja como se estivesse diante de um grupo de amigos narrando um caso interessante. As pessoas gostam de ouvir histórias e por isso ficarão mais atentas quando você entrar na mensagem.

4 – Levante uma reflexão
Peça para que as pessoas pensem com você sobre a importância de um determinado tema. Enquanto elas estão refletindo você as levará sutilmente para o conteúdo da mensagem e elas o acompanharão naturalmente.

5 – Conte qual será o benefício da platéia
Analise honestamente qual será o lucro, o benefício que as pessoas terão ouvindo a sua mensagem e conte para elas essa vantagem logo no início. Sabendo que irão se beneficiar com o assunto prestarão atenção nas suas propostas.

Se por acaso o desinteresse for muito grande não hesite em usar mais de um desses recursos, afinal pessoas apáticas precisam ser chacoalhadas para que possam prestar atenção.

Na próxima quinta feira vou falar sobre outros recursos excelentes para conquistar os eleitores logo no início da apresentação.
E aí candidato, como vai a campanha? Espero que esta coluna de oratória esteja sendo útil. Imprima esses textos e guarde para suas consultas. Eles serão úteis também depois que você se eleger.

Reinaldo Polito
nº 6

Esses e outros conceitos são desenvolvidos no curso de expressão verbal ministrado pelo Professor Reinaldo Polito.
Escolha o mais apropriado para você – Cursos
“Terminantemente proibida a reprodução sem autorização expressa do autor”

Deixe um comentário

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA