< Página Anterior

23 abr 2024

Deu branco

Por Reinaldo Polito

Pense na cena: você está falando para um grupo de pessoas, de repente dá um branco e se esquece completamente da informação que pretendia transmitir. Num primeiro momento você se assusta e não compreende bem o que ocorre. Julga ser uma falha momentânea de vocabulário e procura outra palavra para identificar o pensamento. Depois de alguns segundos, que quase sempre parecem horas, descobre que não se trata apenas de uma simples palavra, mas sim de informações importantes para a seqüência da mensagem.

Aí bate o desespero. Quanto mais você insiste, mais o pensamento foge. A cabeça começa a rodar, o coração acelera, o joelho dá uma bambeada, o sangue desaparece das faces, que ficam lívidas como as de um defunto, as mãos se descontrolam sem saber para onde ir e o que fazer; e ao encarar a platéia tem a impressão de estar diante de um monstro de cem olhos, pronto para devorá-lo. A vontade nesse momento é a de que o chão se abra para que você possa desaparecer e fugir daquele verdadeiro pesadelo.

Quem já passou por uma situação semelhante sabe do que estou falando. E quem ainda não passou, lá no fundo torce para não ser vítima desse momento constrangedor, pois tem consciência de que todos estamos sujeitos a ele. Vou dar algumas dicas que funcionam e que poderão protegê-lo desse verdadeiro fantasma que vive rondando as apresentações de principiantes e de oradores experimentados.

Prepare-se muito bem e ensaie bastante

Não corra riscos. Não pense que uma ou duas lidas no texto que irá apresentar são suficientes para deixá-lo tranqüilo e pronto para falar. Nada disso, não negligencie, prepare-se o máximo que puder. Se tiver uma semana para se preparar, prepare-se durante toda a semana; se tiver um mês, prepare-se durante todo o mês. Enfim, quanto mais preparado estiver, menores serão as chances de que ocorra o branco.

Procure ensaiar de maneiras diferentes, mudando as palavras, a ordem dos tópicos, com e sem o apoio de recursos visuais. Assim, desenvolverá jogo de cintura para promover alterações de acordo com a circunstância da apresentação. Se você se limitar a uma única forma de treinamento e durante a exposição se esquecer de uma informação importante para o desenvolvimento da mensagem, terá pouca margem de manobra para contornar o problema.

Acumulam-se os exemplos de executivos que me procuram traumatizados por causa da experiência negativa de terem tido um branco durante uma apresentação importante. Alguns revelam que sua imagem profissional chegou a ser arranhada em conseqüência do incidente.
Portanto, não dê asas para o azar – prepare-se, prepare-se, prepare-se.

Leve um pequeno roteiro

Se sentir muito desconforto antes de uma apresentação, pelo receio de que possa dar um branco, leve um roteiro como apoio. Escreva frases que possam orientá-lo na seqüência da exposição, principalmente os números, datas e cifras que precisam ser decorados. É impressionante o efeito psicológico desses roteiros. Só o fato de você saber que se esquecer de uma informação terá um recurso para se apoiar faz com que se sinta muito mais tranqüilo e se lembre de tudo o que precisa dizer.

Como agir na hora do branco

Primeiro, primeiríssimo e mais importante procure não se desesperar e entrar em pânico se der o branco. O desespero é um veneno para a apresentação, pois se for dominado por ele mais irá se pressionar e maior será a dificuldade para encontrar uma saída. Eu sei que não é tão simples assim, mas o caminho é esse mesmo, empenhe-se nessa direção e tente manter a calma.

Não insista. Ao perceber que deu branco insista apenas uma vez para tentar se lembrar da informação, se não conseguir resgatá-la na primeira tentativa, repita a última frase que pronunciou, como se estivesse querendo dar ênfase àquela parte da mensagem é provável que ao chegar ao ponto em que deu branco a informação surja naturalmente. Se essa tática não funcionar, use a expressão mágica, que se constitui no melhor remédio contra o branco.
É tiro e queda. Diga “na verdade o que eu quero dizer é…” Com essa expressão você se obrigará a explicar a informação por um outro ângulo e o pensamento se reorganizará para seguir a seqüência planejada. Não falha, use que dá certo.

E se por uma desgraça da circunstância não funcionar, diga aos ouvintes que mais à frente voltará a tratar daquele aspecto da mensagem e passe imediatamente para outro tópico.
Provavelmente, mais tranqüilo e sem a pressão de ter que encontrar a informação, no transcorrer da exposição você se lembrará com mais facilidade. Mesmo que não consiga se lembrar da informação, dificilmente um ouvinte iria cobrá-lo por isso.

Resumo das dicas de como agir para evitar ou contornar o branco:

Prepare-se e ensaie bastante.

Leve um roteiro de apoio.

Não insista.

Repita a última frase como se quisesse dar ênfase à mensagem.

Diga – na verdade o que eu quero dizer é…

Informe que voltará ao tema mais à frente.

Deixe um comentário

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA