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04 abr 2018

Melhore o relacionamento no trabalho

Na última semana escrevi sobre como melhorar o relacionamento com as pessoas da família conversando mais com a esposa, o marido, os filhos e os pais. Agora quero falar como o relacionamento com os colegas de trabalho e as pessoas com as quais convivemos na vida corporativa também pode melhor com a boa comunicação.

A cada dia recebemos notícias de empresas que passaram por processo de fusão e que por isso reduziram o quadro de pessoal. Profissionais que eram considerados intocáveis, por causa da competência e dos anos de trabalho dedicados à empresa, são demitidos de um dia para o outro e se veem desnorteados, sem saber que rumo tomar.

Por isso, as pessoas estão em permanente desconforto e se sentem intranquilas com a possibilidade de enfrentar o mesmo destino. Ainda que não exista esse risco, devemos considerar que o dia a dia profissional é feito sempre de muita pressão, cobranças, metas, resultados e incertezas. Portanto, melhorar e ampliar o relacionamento se constitui na mais importante arma para enfrentar e vencer todos esses desafios.

Olhe o seu colega de trabalho como uma pessoa que precisa de palavras de estímulo e encorajamento e como alguém que poderá ajudá-lo a superar dificuldades e a abrir portas para novos caminhos que tenha de percorrer.
São os detalhes que estreitam o relacionamento, por isso, fique atento a eles.

Se o colega de trabalho estava se preparando para as provas da faculdade, ou se o filho dele havia feito inscrição para algum exame, lembre-se de perguntar sobre o resultado. Se alguém da família estava doente, não se esqueça de se informar se a pessoa já se recuperou.

Não custará nada também, uma vez ou outra, permanecer um pouco além do horário do expediente para ajudá-lo em alguma atividade mais complexa que você conheça e possa ser útil. Esse comportamento solidário poderá aproximá-lo das pessoas e torná-las prontas para retribuir sua generosidade.

Ah, mas e se elas não se mostrarem dispostas a se aproximar, ou se forem ingratas e não retribuírem? Não se preocupe, sua parte foi cumprida e o que estava ao seu alcance foi feito. Siga a vida com a consciência tranquila. De maneira geral, entretanto, você se surpreenderá com a boa receptividade que terá com suas ações.

Aja da mesma maneira também fora dos muros da empresa. Você já deve ter ouvido que o número de pessoas empregadas por indicação é muito maior do que pelos métodos profissionais de recrutamento. É por esse motivo que a rede de contatos se intensifica a cada dia, o conhecido network.

Procure manter contatos de boa qualidade com cada pessoa que conhecer ou reencontrar. Normalmente conversamos com as pessoas que não são do nosso relacionamento mais íntimo no máximo meia dúzia de vezes durante a vida toda. E a opinião que temos a respeito delas e que elas têm sobre nós é fruto desses poucos contatos.

Por isso, ao conversar com qualquer pessoa lembre-se de que esse momento servirá para que sua imagem seja construída. Não negligencie esses instantes de convivência, nem os encare como um fato passageiro, sem conseqüências, pois dependendo de como você se comportar determinará a maneira como será lembrado.

Com as atribulações do dia a dia se torna quase impossível visitar as pessoas. E, se insistirmos nessa prática, corremos o risco de incomodá-las. Mas nada impede que de vez em quando, com todo cuidado, desde que marcado com antecedência, sem surpresas inconvenientes, encontremos oportunidade de ter um contato mais próximo.

Transforme esses encontros em momentos de convivência agradável, que possam ser lembrados com alegria. Por favor, não ligue para as pessoas, como faz a maioria, apenas quando precisar de alguma ajuda. Esse tipo de contato é visto como interesseiro e oportunista. Entre em contato para não pedir nada, apenas para saber se está tudo bem, se precisam de algum tipo de auxílio.

Você notará que ao agir assim, de maneira desinteressada, nas primeiras vezes as pessoas até estranham, pois julgam que o telefonema tinha algum interesse oculto. Com o passar do tempo, entretanto, acostumam-se a atendê-lo sem demonstrar nenhum tipo de resistência. E se um dia, por acaso, você precisar mesmo de ajuda encontrará alguém mais disposto a colaborar.

Faça uma relação de e-mails das pessoas com quem desejará se corresponder e periodicamente mande uma mensagem falando sobre algum assunto que possa interessar a elas. Não tenha preguiça de mandar mensagens cumprimentando por todos os bons motivos: por uma nomeação para um cargo importante, por uma promoção, por uma entrevista dada a uma emissora de rádio ou televisão, enfim, por qualquer motivo que mereça ser comemorado.

Tome cuidado, entretanto, com o envio de piadas. Embora elas possam ser encaminhadas com um simples clique no teclado do computador e não consumir tempo, para quem recebe, e que normalmente está muito atarefado, poderá parecer coisa de gente desocupada, que não tem nada importante para fazer.

São atitudes simples, que não dão trabalho e que podem ampliar consideravelmente o relacionamento tanto com as pessoas com as quais já convive no ambiente de trabalho quanto com aquelas que conheceu mais recentemente. Observe sua lista de contatos e veja como ela se ampliará em pouquíssimo tempo.

Superdicas da semana:

– Cumprimente os colegas de trabalho pelas conquistas deles.

– Ofereça ajuda quando perceber que estejam precisando

– Trate muito bem as pessoas mesmo que as encontre raramente.

– Mande e-mails com notícias que sabe ser do interesse delas.

 

Se desejar conhecer outras dicas de comunicação entre no meu site

(Armando, Silvio, por favor, ponham o mesmo link dos anteriores)

Livros de minha autoria que tratam desse tema: “Como falar corretamente e sem inibições” e “Superdicas para falar bem” (também em audiolivro), publicados pela Editora Saraiva.

 

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