Reinaldo Polito

Mestre em Ciências da Comunicação

Social:

Biografia

Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação e ensina profissionais liberais, executivos e estudantes a arte da oratória há mais de 30 anos. Atua como professor de Comunicação Verbo-gestual nos cursos de pós-graduação em Marketing Político e Gestão Corporativa na ECA-USP há mais de 15 anos. Formou dezenas de milhares de alunos, publicou 31 obras no Brasil e no exterior com mais de 1 milhão e quatrocentos mil exemplares vendidos.

Atividades

Professor de Oratória em seu próprio instituto e de Competência Verbo-Gestual no Trabalho da Imagem Pública nos cursos de pós-graduação em Marketing Político, em Gestão Corporativa e Relações Públicas na ECA-USP.

• Coordenador da série Superdicas na Editora Saraiva – mais de um milhão de     livros vendidos (série com a proeza de ter incluído seis livros simultaneamente na lista dos mais vendidos da Revista Veja).
• Coordenador da série de audiolivros da Editora Saraiva.
• Coordenador da série 29 minutos da Editora Sextante.
• Coordenador da série I Superconsigli da Editora Italianova – Itália.
• Presidente da ONG Via de Acesso.
• Presidente Emérito e Membro Titular da Academia Paulista de Educação.

• Ex-presidente da Academia Paulista de Educação.
• Membro Titular Fundador da Academia Araraquarense de Letras.
• Membro do Conselho de Professores do IBMEC.
• Colunista semanal em Carreiras, Comportamento e Comunicação no UOL.

• Colunista em Comunicação e Comportamento nas Revistas Ser Mais, GoWhere Business, Gestão e Performance, SLAC e Coaching em Revista.
• Atuou como colunista semanal em Comunicação, Comportamento e Carreira nas Rádios USP e Transamérica.
• Atuou como colunista em Carreira e Comunicação na Agência Estado.
• Atuou como colunista em Comunicação e Oratória nas revistas Você S.A., Vencer, Brazilian Press dos EUA e Seu Sucesso.

• Atuou como colunista em Oratória nos jornais A Tribuna Impressa de Araraquara, O Imparcial de Araraquara, A Comarca, O Diário de Taubaté e Diário de Suzano.
• Atuou como apresentador no programa de entrevistas Masters – Falando com Polito na Rede JBN de Televisão.
• Atuou como professor de Oratória no quadro “Olha quem fala” do Programa Fantástico da TV Globo.
• Foi professor de Oratória no MBC dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero.
• Foi professor de Oratória e Expressão Verbal para professores de pós-graduação no programa de treinamento em didática da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.
• Participou do corpo docente do MBA da FAAP para formar altos executivos no setor de Bioenergia, na disciplina de Técnicas de Comunicação.
• Foi professor de Oratória nos cursos de pós-graduação Gerente de Cidade da FAAP.

• Foi professor de Oratória nos cursos de pós-graduação na FECAP.

Produção literária

Autor de 31 livros com mais de um milhão e quatrocentos mil exemplares vendidos – seis deles, por vários anos, nas listas dos mais vendidos do país.

 

É autor das obras:

Como falar corretamente e sem inibições, Oratória para líderes religiosos, 29 minutos para falar bem em público e conversar com desenvoltura, Oratória para advogados e estudantes de direito, As melhores decisões não seguem a maioria, Assim é que se fala – Como organizar a fala e transmitir ideias, Como falar de improviso e outras técnicas de apresentação, Conquistar e influenciar para se dar bem com as pessoas, Superdicas para fazer uma redação nota 1.000 no ENEM, Superdicas para falar bem em conversas e apresentações, Vença o medo de falar em público, Curso de Expressão Verbal, O que a vida me ensinou, Como ser bom de papo e se enturmar, Recursos audiovisuais nas apresentações de sucesso, Como falar correctamente e sem inibições (exclusivo para Portugal), Como falar muito bem, A influência da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes e Gestos e postura para falar bem.

 

Obras de sua autoria publicadas no Brasil e vertidas para outras línguas:

Super Tips on speaking well in talks and presentations, Superconsejos para hablar bien en charlas y presentaciones.

 

Obras esgotadas de sua autoria:

Técnicas e segredos para falar bem (5 volumes), Como se tornar um bom orador e se relacionar bem com a imprensa, Como preparar boas palestras e apresentações, Fale muito Melhor, Um jeito bom de falar bem, Seja um ótimo orador.

 

É coautor das obras:

Manual de treinamento e desenvolvimento, Comunicação organizacional estratégica, Superdicas para ensinar a aprender, Antologia dos Acadêmicos e Patronos da Academia Araraquarense de Letras e Pensamento estratégico para líderes de hoje e de amanhã.

 

Obras de sua autoria publicadas em outras línguas:

Cómo hablar bien en público. Como falar correctamente e sem inibições. Como conquistar e influenciar pessoas. Cómo hablar para convencer – Organiza y transmite tus ideas com êxito. Super clues for speaking well in talks and presentations. I Superconsigli – parlare bene per convincere ed essere protagonista. Conquistare, influenzare, parlare bene. Conferencias y presentaciones exitosas. Conquering and Influencing to Get Along Well wiht People. Super Tips on Speaking Well. How to Speak Correctly Without Inhibitions. Overcome the Fear of public speaking. Na Rússia – КАК НАУЧИТЬСЯ ПРАВИЛЬНО И КРАСИВО ГОВОРИТЬ e КАК НАУЧИТЬСЯ КРАСИВО ГОВОРИТЬ. СУПЕР-СОВЕТЫ.

Publicações especiais

Curso a distância – Comunique-se – a arte de falar e se apresentar.

Curso em vídeo – 4 minutos para planejar apresentações eficientes.

Curso em vídeo. 4 minutos para falar bem

Curso em vídeo. 4 minutos para ser um bom comunicador

O livro “Como Falar Corretamente e Sem Inibições” é a obra, no gênero, mais publicada na história do país, frequentando constantemente o topo das listas dos mais vendidos. O livro “Superdicas para falar bem” foi um dos dez mais vendidos no Brasil de 2006 (Revista Veja). Lançou livros na Espanha, Colômbia, Itália, Portugal, México e Rússia.