< Página Anterior

03 jul 2018

Saia da mesmice e conquiste o interesse do eleitor

Eu tenho insistido nesta tecla de eleitor apático, indiferente e difícil
de ser conquistado. Mas não é exagero não, quem já tem experiência
de fazer discurso político, ou está iniciando agora com as suas primeiras tentativas, sabe do que estou falando.

Quantos alunos meus aparecem para o treinamento com um texto bem composto, lógico e perfeitamente estruturado, só que desanimados.
– Polito, ninguém me escuta, parece que estou falando para um bando de surdos. Eu não entendo onde está o erro. O texto está bom, eu estou falando bem, mas ninguém quer saber de absolutamente nada.
Sabe onde está o erro? Está na mesmice: Uma doença antiga que ataca discursos não só de políticos, mas também de empresários, executivos e um sem número de profissionais de todas as áreas.

O ouvinte já tem uma vasta experiência de escutar sempre o mesmo blá, blá, blá. Entra eleição, sai eleição e é sempre a mesma ladainha – vamos resolver o problema da educação, da saúde, do transporte, da habitação e do emprego. E mais recentemente candidatos a prefeito e a vereador resolveram também surrupiar uma tarefa do Estado que é a segurança e incluir nas suas pregações.
Não tem novidade, nada é diferente ou inusitado. É o vírus da mesmice. Não é simples resolver esta questão delicada e complexa. Vai exigir criatividade, observação e também muita transpiração.

Prepare o seu discurso naturalmente, como você sempre faz; depois de pronto e acabado, para cada parte do texto, principalmente da introdução, faça a seguinte pergunta: qual a mudança que eu poderia fazer para tornar essa informação tão diferente, tão inusitada que pudesse surpreender a platéia e magnetizar a sua atenção?
Não se contente com a primeira resposta e faça uma segunda: será que não daria para ser mais instigante ainda?

E se for preciso faça a terceira, a quarta pergunta ou quantas forem necessárias, até que você mesmo comece a se surpreender com a sua própria informação.
Aí terá saído da mesmice e estará pronto para conquistar a atenção, o interesse e o voto dos eleitores.
Não tenha preguiça, não arrume desculpas, não reclame, não desanime. Saiba que discurso bom dá trabalho, exige dedicação, inconformismo com o comum e fé na própria competência.

Saia da mesmice, surpreenda-se com o seu próprio texto, seja a novidade e vença as eleições.
Na próxima quinta-feira vou tratar de um tema apaixonante para a comunicação – o gesto do orador político. Até lá.

Reinaldo Polito
nº 7

Esses e outros conceitos são desenvolvidos no curso de expressão verbal ministrado pelo Professor Reinaldo Polito.
Escolha o mais apropriado para você – Cursos
“Terminantemente proibida a reprodução sem autorização expressa do autor”

Deixe um comentário

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA