< Página Anterior

03 jul 2018

Como conquistar o voto do eleitor. Atropelando

Pois é, uma semana passa voando e aqui estamos de volta com a
nossa coluna sobre oratória política. Mas não é só a semana que passa depressa, você vai ver como a época da campanha, mesmo sendo cansativa, vai acabar num piscar de olhos. Por isso essa é a época de arregaçar as mangas e atropelar, literalmente.

Lembro-me quando estava preparando meu querido amigo Zé Raul para a sua campanha para deputado federal. Por questões de agenda tivemos que fazer o treinamento num sábado à tarde, quando já não tínhamos mais as secretárias na escola para nos ajudar.

Lá pelas tantas tocou a campainha e o Zé Raul, todo solícito e gentil como sempre, se prontificou a atender a porta e ver quem estava chamando.
Depois de algum tempo ele retornou com um semblante de missão cumprida dizendo: – Era o entregador de água. Já paguei e coloquei o garrafão no local.
De surpresa perguntei à ele:
— E aí, entregou um santinho para ele?
— Pelo amor de Deus Polito, você tem razão, eu nem me lembrei de falar que era candidato. Acho que não nasci para a política mesmo!

Claro que ele tinha nascido para política. Era simpático, inteligente, carismático e muito comunicativo, só não tinha aprendido que em campanha o político tem que atropelar. Quando é que um entregador de água teria a chance de conversar com um candidato a deputado federal? Provavelmente nunca. Ele perdeu não só o voto do entregador mas provavelmente de toda a sua família.

Não se esqueça de que em campanha é assim – olhou, sorriu – parou, cumprimentou – encostou, toma lá um santinho, um pedido de voto e lógico de toda a família.
Não espere o grande comício para conquistar o voto, pois em campanha passou de dois já é multidão, já dá discurso, daqueles curtinhos que não cansam e despertam a simpatia, que dá voto e cria cabo eleitoral voluntário.

Na semana passada eu tinha prometido que falaria de como entender o interesse do eleitor, mas me lembrei que de agora em diante não dá para perder tempo – é preciso atropelar, por isso mudei o tema e falarei sobre o interesse do eleitor na semana que vem. Até lá – atropelando.

Reinaldo Polito
nº 3

Esses e outros conceitos são desenvolvidos no curso de expressão verbal ministrado pelo Professor Reinaldo Polito.
Escolha o mais apropriado para você – Cursos
“Terminantemente proibida a reprodução sem autorização expressa do autor”

Deixe um comentário

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA